28.12.07

Como baixar o meu vôo?

Quem usa gps, mas nunca transferiu o track (a rota) do seu vôo para um computador pode ficar pensando que isso é uma tarefa apenas para os experts em informática.
Realmente pode parecer num primeiro momento, usar um gps e baixar o track requer um pouco de conhecimento, mas nada tão absurdo que impeça um usuário normal de computador de fazê-lo.
Agora vou passar os pontos básicos para que você comece a passar os vôos do seu gps para o computador.

Gps e cabo:

Além do seu gps, você vai precisar de um cabo que vai transferir o track para o computador. Normalmente esse cabo vem junto ao gps quando ele é comprado de primeira mão. Mas se você comprou um usado e ele veio sem o cabo não tem problema. Existem vários comerciantes que vendem estes cabos, verifique apenas se o cabo é compatível com o modelo de gps que você usa.

Programa

Agora, que você já tem o gps e o cabo, você vai precisar de um programa que vai permitir a "conversa" entre o gps e o computador. Esse programa, além de fazer a transferência dos dados, vai mostrar para você o seu trajeto e muitas outras informações importantes do vôo.
Ao fazer a transferência gps/PC (computador) é criado um arquivo que deve ser salvo. É nesse arquivo que ficam armazenados todos os dados do seu vôo.
Esses arquivo têm várias denominações, ou terminações. Para o XC Brasil/Rio XC o arquivo exigido é o de terminação igc. O arquivo igc é o arquivo aceito pelo OLC (Online Contest) e pela FAI para competições e homologação de recordes.
A maioria desses programas podem ser baixados da internet, uns grátis outros não. O importante é que ele seja um programa que salve o arquivo no formato igc.
Abaixo uma pequena lista com os programas mais usados e os links para que você possa fazer o download para seu computador.

MaxPunkte - grátis - formato igc

Gps Dump - grátis - formato igc

SeeYou - pago (14 dias de experiência com utilização restrita) - formato igc

CompeGps - pago - formato igc e trk

Alguns programas criam arquivos com terminações diferentes que depois devem, através de um outro programa, ser convertidos em igc. Por exemplo: o programa MapSource da Garmin cria um arquivo de terminação gdb

Instalando o programa e baixando os vôos:

Você agora tem tudo o que precisa, basta instalar o programa e começar a baixar os seus vôos.
Abaixo estão os links dos programas MaxPunkte e GpsDump que explicam o passo à passo de todo o processo. Os outros programas têm processos bem semelhantes.

Tutorial MaxPunkte

Tutorial GpsDump

Dúvidas:

Qualquer dúvida ou esclarecimento que precise entre em contato pelo email ofiaes@ig.com.br ou pelo telefone (21) 92632634.

Bons vôos,
Octavio Fiães


Nenhum comentário: