11.1.08

Fabiano Nahoum - Sampaio 6ª

Sampaio 6ª - Relato detalhado

Nader e galera:

Fomos pra Sampaio: eu o Ênio, o Fabinho Nunes, o Giovanni Tagliari e o RomeoChegamos em Sampaio um pouco atrasados depois de sair de São Conrado quase às 10hs, nos perdermos em Niterói por uns 25 minutos, e meu carro ferver na subida da rampa (tava quente pra cacete...)!

Já estava pensando que talvez fosse melhor não ter botado a asa em cima do carro hoje de manhã, quando tudo começou a dar certo. O Crock nos resgatou no meio da subida com o carro do Ênio e, quando chegamos lá em cima, Ênio, Giovanni e Romeo já estavam terminando de montar na rampa Norte.

Montamos rápido, a pressão não estava muito forte e a pouca inclinação da rampa Norte preocupava. Não vi a decolagem do Ênio, que foi o primeiro, mas a do Fabinho e do Giovanni foram na hora perfeita, quando bateu uma pressão forte de uma térmica na qual eles logo se engancharam na cara da rampa.

Ficamos eu e o Romeo aguardando um ciclo que não veio e, com o vento virando pra Nordeste e entrando mais pela direita, decolamos meio na forçação. Nessa hora Ênio, Fabinho e Giovanni já tinham estampado e eu e o Romeo ficamos uns 25 minutos ralando na cordilheira. Quando finalmente encontrei uma boa fui para 1500 mts, perto da base de uma única nuvem que estava formando por ali, e aí começou o vôo!

Como estava sem rádio e não via mais ninguém, com exceção do Romeo que parecia ter partido para Saquarema, fiz meu vôo sozinho. Fui pulando de morro em morro na direção do Rio e perdendo muito, especialmente quando voava para o Norte, de contra-vento. Fui escolhendo pouso e mudando de morro. Quando vi já estava no alcance do aeroporto de Maricá. A condição para o litoral estava morta então achei melhor permanecer na cordilheira mas fiquei baixo sobre Maricá e já ia para sobrevoar uma fazenda com cara de pouso quando uma coluna de urubus me deu o passaporte. Térmica forte no azul e 1.500 mts.

Nessa hora olhava minhas opções, na direção do Rio tudo azul e sem perspectivas. Na direção Norte parecia se formar uma cloud street na direção da serra de Teresópolis, mas aquilo estava tão fora da minha realidade que eu nem levei fé. Só que, já a 700 mts, achei uma térmica desorganizada, que lentamente foi ganhando força e me levou a 1600 mts. Aí resolvi partir na
direção da Serra, esperando chegar debaixo das nuvens, que ainda estavam distantes. Acabou que de Itaboraí pra frente foi só alegria! A primeira tirada me levou para debaixo da primeira nuvem da série e rapidamente botei 1.600 mts, e quase não perdi mais debaixo do cloud street. Pra completar o vento Norte diminuiu e aos poucos foi virando para Sul e melhorando meu
planeio nas tiradas. Acho que a base estava perto de 1.900 mts mas eu nem chegava nas bases, já ia tirando pra frente aumentando muito a velocidade.

Quando eu vi já estava perto da serra e o lift só melhorando. As nuvens na serra ficando muito grandes e alguns CBs já despejando chuva, porém sem trovoada. Nessa hora achei melhor encerrar o vôo, pois as formações estavam ficando sinistras. Deu um pouco de dor no coração pois a vontade que dava era continuar em direção a Petrô e sabe-se lá mais onde. Tinha mais lift do que não tinha, era só escolher.

Me dei ao luxo de chamar minha lista de waypoints no Compeo e escolher, dentre os waypoints de Petrô, os quais já trago catalogados com altura, um que fosse atraente. Olhei lá e tinham várias opções de pouso sobre os quais daria para chegar a 300 mts de altura. Escolhi um tal de Haras. Nem sabia onde era. Acreditei na setinha do Compeo e tirei bem picado pois a asa insistia em subir no caminho.


Cheguei com 400 mts de altitude e ainda tive que forçar para descer. Pouso maravilhoso! Haras conforme prometido, em Santo Aleixo, cheio de cavalinhos! Depois veio a chuva e o resgate. Chegamos em São Conrado quase às 9 da noite!

Foi meu recorde pessoal com 67,2Km o que rendeu a bagatela de 100,95 pts no XC! Fiães coloca lá pra mim!

Isso é XC! Show! Obrigado galera, obrigado resgates! Vamuvuá!

http://xc.ciclone.com.br/modules.php?name=leonardo&op=show_flight&flightID=5409

Fabiano

Nenhum comentário: